segunda-feira, 27 de maio de 2019

Passeio no parque do castelo Kammer - Gustav Klimt




"Passeio no parque do castelo Kammer"


Criador: Gustav Klimt
1912
Óleo sobre tela
110 x 110cm
Österreichische Galerie, Viena (Austria).



Klimt passou os verões de 1908 a 1912 com Emilie Flöge em Oleander, no povoado de Kammer, às margens do lago Atter. Nos meses estivais pintou o castelo Kammer e seu entorno. Entre 1908 e 1910, executou três visitas ao castelo a partir do lago. As duas seguintes foram feiras em terra firme. Passeio no parque do castelo Kammer é a última da série. 

Em contraste com a maioria de suas paisagens, que privilegiavam a pintura plana, a obra aqui reproduzida constitui uma exceção por sua acentuada perspectiva com ponto de fuga tão baixo. A partir do verão de 1908, Klimt ensaiou paisagens cuja linha do horizonte descia paulatinamente, como demonstram as diversas vistas do castelo a partir do lato Atter ou Jardim com crucifixo. 

Aqui Klimt renunciou à visão frontal e compôs uma perspectiva assimétrica, com o arvoredo do passeio que conduz à entrada do castelo. O pintor deslocou o ponto de vista para a direito para que o espelho do lago aparecesse entre as árvores do lado contrário. Esse movimento gera grande tensão e responde pelo dinamismo da cena. A sensação de profundidade produzida pelo alinhamento das árvores é acentuada pela elevação dos galhos com densa folhagem. A frondosa abóbada impede qualquer fuga e dirige o olhar do espectador na direção estabelecida pela estreita perspectiva.

Tanto pelo espaço que ocupa na composição como pelo domínio cromático, o arvoredo é o motivo principal da tela, apesar de as cores quentes do castelo - vermelho e amarelo - captarem a atenção no primeiro momento. 

Pelo estilo de pincelada e pela gama cromática dominante - tons malva, azuis e verdes -, o quadro guarda semelhança com a pintura de Vincent van Gogh. De fato, em 1903, a Secessão organizara uma grande exposição de pintura francesa, na qual esteve presente a obra do pintor holandês. Três anos depois, a Galeria Miethke, com a qual Klimt mantinha relação bastante próxima, inaugurou uma grande exposição monográfica dedicada a Van Gogh. A partir de então, e após suas dias viagens a Paris em 1909 e 1911, Klimt se inspirou no estilo e nos motivos de Van Gogh: jardins e girassóis com fundos movimentados, sinuosos e simbolistas.

Pela densa aplicação da cor, pelas pastosas, amplas e frenéticas pinceladas e pelos grossos contornos pretos das árvores, essa é a obra de Klimt em que a influência de Van Gogh é mais evidente. Diferentemente do pintor holandês, porém, Klimt não incluiu a figura humana em suas paisagens. 
A Le Marchand Pinturas conta em seu acervo com algumas reproduções/réplicas, desta obra tão magnífica e encantadora que é Passeio no parque do castelo Kammer. 

A foto abaixo é a foto real de uma dessas reproduções que temos em estoque. Clique na imagem da tela para saber mais. 

https://lemarchand.com.br/reproducoes-gustav-klimt-60x90cm-rgk-5-00072
Passeio no parque do castelo Kammer - Gustav Klimt

Temos essa reprodução belíssima deste quadro famoso, para decoração em diversos tamanhos.

A riqueza dos detalhes desta tela, realmente impressiona. Assim como a tela original, esta reprodução da foto foi pintada em óleo sobre tela.

Temos muitas opções de quadros com molduras. A decoração de casa com quadros e telas em geral é muito diversificada. 

Os ambientes decorados com telas reproduções ganham um toque especial, pela estética que trazem consigo, bem como pela história por trás de cada obra. 

Esta obra do Klimt em especial, por ter referência em outros pintores, mas imprimindo sua personalidade.

Para adquirir essas e outras reproduções, entre em contato conosco. Ou visite www.lemarchand.com.br. Tenho certeza que teremos uma pintura perfeita pra você.

As informações aqui apresentadas, foram extraídas da coleção Folha "Grandes Mestres da Pintura". 


Referência:
coordenação e organização Folha de São Paulo; tradução Martín Ernesto Russo. Gustav Klimt - Coleção Folha Grande Mestres da Pintura; 20. Barueri-SP: Editorial Sol 90, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário