quinta-feira, 23 de maio de 2019

História de "O Almoço dos Barqueiros" - Pierre-Auguste Renoir


"O Almoço dos Barqueiros"


Criador: Pierre-Auguste Renoir
1880-1881
Óleo sobre tela
130x173
The Phillips Collection Washington (Estados Unidos)

Ao iniciar a pintura deste quadro, no verão de 1880, Renoir estava consciente de seu ambicioso projeto. Assim, o artista escreveu ao amigo Bérard: "Estou em Chatou. Comecei a pintar um quadro de remadores, rema que me tentava havia tempo. De vez em quando, é preciso buscar coisas que estejam acima das próprias forças". Na verdade, a estalagem em Fournaise, com seu clima de festa, a multidão alvoroçada e o colorido local, serviu de inspiração para que Renoir produzisse um dos quadros mais importantes do movimento impressionista.

Embora adaptada ao mundo profano, essa tela evoca determinados elementos da obra As bodas de Caná, de Veronés. Esse quadro era um dos preferidos de Renoir a ponto de querer v6e-lo quando esta em seus últimos dias de vida.

lemarchand.com.br
"O almoço dos barqueiros" - Pierre-Auguste Renoir - 1880-1881
Aqui, o clima de alegria popular se assemelha ao de Le Moulin de la Galette. Pintado cinco anos depois, porém, o tempo de execução havia mudado. Como de costume, Renoir representou seus amigos e clientes habituais daquele estabelecimento. Desta vez, contudo, não misturou os personagens à atmosfera com pinceladas cintilantes. O Artista procurou, isto sim, transmitir um autêntico respeito pela nitidez das formas.

A composição se ordena a partir de duas diagonais. Uma delas agrupa os homens com camiseta, arquétipos dos remadores. A outra parte vai da toalha de mesa, no canto esquerdo da tela, em direção à extremidade superior direita, gerando desse modo, um efeito de profundidade. Na interseção das duas linhas destaca-se a mesa do almoço, motivo da reunião de múltiplos personagens, como se fosse uma natureza-morta.

Um raio de sol ilumina Aline Charidot, então companheira de Renoir e que, mais tarde, se tornaria sua esposa e mãe de seus três filhos. Aline exala frescor e sensualidade com seu chapéu enfeitado de papoulas, cujo vermelho se repete no toldo que banha a sacada de tons quentes. Por trás dela, o filho dos Fournaise parece contemplar o animado encontro. Junto ao balaústre, sua irmã Alphonsine escuta com aparência tranquila a conversa do barão Barbier.

Na parte anterior do quadro, a naturalidade de aline contrasta com a sofisticação da moça da direita, a elegante atriz Ellen Andrée, que, sob olhar atento do jornalista Maggiolo, parece se dirigir a seu jovem vizinho. Este, por sua vez, em vez de olhar para ela, prefere mirar para frente.

Na parte posterior aparecem, ligeiramente imprecisos, uma mulher chamada Angèle, um homem com chapéu - seguramente o financeiro Ephrussi - e os amigos Lestringuez e Lhote, que se divertem com a atriz Jeanne Samary. Rodeados pela paisagem verde, os diferentes grupos se integram dentro dessa atmosfera alegre e descontraída que confere unidade à cena.




Aline e o cachorrinho. Cara a cara com seu cão, Aline desprende uma aparência humorística, já que Renoir destaca o perfil de sua futura esposa, com seu gracioso nariz arrebitado e seus lábios voluptuosos, comparando-os com o pequeno focinho do bicho de estimação.





A Le Marchand Pinturas conta em seu acervo com algumas reproduções/réplicas, desta obra tão magnífica e encantadora que é "O Almoço dos Barqueiros". 

A foto abaixo é a foto real de uma dessas reproduções que temos em estoque. Clique na imagem da tela para saber mais.        

https://lemarchand.com.br/o-almoco-dos-barqueiros-pierre-renoir-rpr-4-00006


A riqueza dos detalhes desta tela, realmente impressiona. Assim como a tela original, esta da foto foi pintada em óleo sobre tela.

O Autor desta reprodução, entendeu perfeitamente o contexto retratado por Renoir, e o transmitiu mais uma vez ao reproduzir a obra.

Este é o vídeo de outra reprodução de "O almoço dos Barqueiros", também muito detalhista, e que nos transmite exatamente a alegria e descontração vivida naquele momento tão especial, retratado pelo artista.



Para adquirir essas e outras reproduções, entre em contato conosco. Ou visite www.lemarchand.com.br. Tenho certeza que teremos uma pintura perfeita pra você.

As informações aqui apresentadas, foram extraídas da coleção Folha "Grandes Mestres da Pintura". 


Referência:
coordenação e organização Folha de São Paulo; tradução Martín Ernesto Russo. Pierre-Auguste Renoir - Coleção Folha Grande Mestres da Pintura. Barueri-SP: Editorial Sol 90, 2007. 16 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário